Blog do Carmina

10 ago, 2011

Planejamento 3º e 4º Bimestre de História (Prof. Benedito)

Posted by: profbenedito In: EM 1.A| EM 1.B| EM 2.A| EM 2.B| EM 2.C| EM 2.D| EM 2.E| EM 3.D| História - Benedito| X SÉRIES ENS.MÉD. X

PLANO  DE  AULA  – DISCIPLINA  HISTÓRIA

SÉRIE – 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

BIMESTRE – 3º  BIMESTRE

PROFESSOR – BENEDITO CARLOS FERREIRA

CONTEÚDOS

- A CIVILIZAÇÃO  ROMANA E AS MIGRAÇÕES BÁRBARAS

- O IMPÉRIO BIZANTINO E O MUNDO ÁRABE

-OS FRANCOS E O IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO

-SOCIEDADE FEUDAL

-CARACTERÍSTICAS SOCIAIS, ECONÔMICAS,POLITICAS E CUTURAIS

HABILIDADES

- ANALISAR, A PARTIR DE TEXTOS, OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA, IDENTIFICANDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS

-RECONHECER  A DINÂMICA DA ORGANIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS RELACINANDO-OS ÀS  HISTÓRICO

-RECONHECER FENÔMENOS E FATOS HISTÓRICO-SOCIAIS A PARTIR DA ANÁLISE COMPARADA DE MAPAS,CONSIDERANDO SUAS DIMENSÕES TEMPORAIS E ESPACIAIS

-IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO PROCESSO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO TRANSFORMAÇÃO E USODOAS ESPAÇOS URBANOS

-COMPARAR DIFERENTES PONTOS DE VISTA SOBRE SITUAÇÕES DE NATUREZA HISTÓRICA-CULTURAL,IDENTIFICANDO OS PRESSUPOSTOS DE CADA INTERPRETAÇÃO E ANALISANDO E VALIDADE DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS

-RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL, RECONHECENDO SUAS MANIFESTAÇÕES E INTER-RELAÇÕES EM DIFERENTES SOCIEDADES,A PARTIR DO ESTUDO DAS QUESTÕES

-DESENVOLVER  A COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS QUE CONSTITUEM AS IDENTIDADES,A PARTIR DO ESTUDO DAS QUESTÕES DE ALTERIDADE

-RECONHECER AS FORMAS HISTÓRICAS DAS SOCIEDADES COMO RESULTADO DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES

-CLASSIFICAR CRONOLOGICA OS PRINCIPAIS PERÍODOS QUE DIVIDEM A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES OCIDENTAIS

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS-

-RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO E FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS

-EXPANSÃO EUROPÉIA NOS SÉCULOS XV E XVI

-CARACTERÍSTICAS  ECONÔMICAS,POLÍTICAS,CULTURAIS E RELIGIOSAS

-SOCIEDADE AFRICANAS DA RGIÃO SUBSAARIANA  ATÉ O SÉCULO XV

-A VIDA NA AMÉICA ANTES DA CONSQUISTA EUROPEIA

-AS SOCIEDADES MAIA, INCA E ASTECA

HABILIDADES

-INTERPRETAR PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE DIVERSAS ÁRES DO CONHECIMENTO

-ANALISAR PROCESSOS SOCIAIS UTILIZANDO CONHECIMENTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICO

-IDENTIFICAR PROPOSTAS QUE RECONHEÇAM A IMPORTÂNCIA ÉTNICO-CULTURAIS E ARTÍSTICOS DE DIFERENTES SOCIEDADES

-RECONHECER FORMAS ATUAIS DAS SOCIEDADES COMO RESULTADO DAS LUTAS PELO PODER ENTRE AS NAÇÕES

-IDENTIFICAR A PARTIR DE DOCUMENTOS DE VARIADA ESPÉCIE, ASPRINCIPAIS CARATERÍSTICAS DAS SOCIEDADES PRÉ-COLOMBIANAS(MAIS, ASTECA E INCAS)

RECURSOS

-AULAS EXPOSITIVAS E DISCUSSÕES

-INDICAÇÕES DE FILMES

-TEXTOS IMPRESSOS

AVALIAÇÃO

-TRABALHOS ESCRITOS E EXPOSTO EM CLASSE

-TRABALHOS AVALIATIVOS

-EXERCÍCIOS VARIADOS

-PARTICIPAÇÃO EM DISCUSSÕES

SÉRIE – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

BIMESTRE – 3º BIMESTRE

CONTEÚDOS

-REVOLUÇÃO FRANCESA E IMPÉRIO NAPOLEÔNICO

-PROCESSOS DE NDEPENDÊNCIA E FORMAÇÃO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA

-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA

-A LUTA POR DIREITOS SOCIAIS NO SECULO XIX

-SOCIALISMO,COMUNISMO E ANARQUISMO

HABILIDADES

-RELACIONAR OS PRINCIPIOS ILUMINISTA À OCORRÊNCIA DA R EVOLUÇÃO FRANCESA

-IDENTIFICAR  AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS  DO HOMEM E DO CIDADÃO DE 1789,NAS FORMAS CARACTERÍSTICAS DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

-RECONHECER A IMPORTANCIA DA EXISTÊNCIA DE UM  DOCUMENTO QUE ESTABELEÇA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DIREITOS HUMANOS

-ORDENAR OS EVENTOS HISTÓRICOS QUE CARACTERIZAM O PROCESSO DA REVOLUÇÃO FRANCESA RELACIONANDO-OS A FATORES ECONÔMICOS ,POLÍTICOS E SOCIAIS

-PROBLEMATIZAR  CONCEITOS COMO DIREITO,IGUALDADE E LIBERDADE NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO FRANCESA

-ANALISAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA FRANÇA EM FUNÇÃO DO PROCESSO REVOLUCIONÁRIO COM DESTAQUE PARA AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA LÓGICA SOCIAL

-RECONHECER AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS  EUROPEIAS NA AMÉRICA

-IDENTIFICAR A PARTIR DE ANALISE  CARTOGRÁFICA COMPARADA,  PROCESSO DE FORMAÇÃO TERRITORIAL DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS  MOVIMENTOS SOCIAIS PELA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO AO LONGO DA HISTÓRIA

-ANALISAR HISTORICAMENTE AS PRINCIPAIS CARACTERÍ STICAS E DINÂMICAS DOS FLUXOS POPULACIONAIS.

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS

- ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX

-EXPANSÃO PARA O OESTE E GUERRA CIVIL

-SEGUNDO REINADO NO BRASIL

-ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA E IMIGRAÇÃO EUROPEIA PARA O BRSIL

-O IMAGINÁRIO REPUBLICANO

HABILIDADES

- RECONHECER A IMPORTÂCIA DO USO DE OBRAS DE ARTE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

-IDENTIFICAR , A PARTIR E DOCUMENTOS, INDIOS, NEGROS COMO EXCLUÍDOS APÓS A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

COMPREENDER AS CARACTERISTICAS ESSENCIAS DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO AO LONGO DA HISTÓRIA

-ANALISAR A PARTIR DE TEXOS, OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA,IDENTIFICANDO SUAS PRINCIPAIS  CARACTERISTICAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS

- RECONHECER  QUE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE INSTITUIÇÕES POLTOS-SOCIAIS SÃO RESULTADOS DE LUTAS COLETIVAS

RECURSOS

-AULAS EXPOSITIVAS

-DISCUSSÕES EM SALA DE ULA

-INDICAÇÕES DE FILMES

-PESQUISAS

AVALIAÇÃO

-PESQUISAS

-PRODUÇÃO DE VERBETES

-PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS  EM DEBATES

-EXPOSIÇÕES DE TRABALHOS EM SALA DE AULA

SÉRIE – 3ª SERIE DO ENSINO MÉDIO

BIMESTRE – 3º BIMESTRE

CONTEÚDOS

- O MUNDO PÓS SEGUND GUERRA E A GUERRA FRIA

-MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICOS NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960

-REVOLUÇÃO CUBANA

-MOVIMENTOS OPERÁRIOS NO BRASIL

-GOLPES MILITARES NO BRASIL E NA  AMÉRICA LATINA

-TORTURA E DIRETOS HUMANOS

HABILIDADES

-RECONHECER A PARTIR DE TEXTOS DE NATUREZA DIVERSA, AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO DA GUERRA FRIA

-ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A GUERRA FRIA E OS GOLPES MILITARES NA AMÉRICA LATINA

-ANALISAR  O PROCESSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES POLITICAS BRASILEIRAS

-IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ESTADO BRASILEIRO EM DIFERENTES PERIODOS DA REPÚBLICA

-RECONHECER AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO GOVERNO POPULISTA NO BRASIL

-RECONHECER OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS RURAIS E URBANOS DE CONSTESTAÇÃO AOS SISTEMAS POLITICOS-ECONÔMICOS AO  LONGO DA HISTÓRIA

-RECONHECER QUE O PROCESSO HISTÓRICO NÃO DECORRE APENAS DA AÇÃO DOS CHAMADOS GRANDES PERSONAGENS

BIMESTRE – 4º BIMESTRE

CONTEÚDO

- AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970

- O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL E DOS MOVIMENTOS SOCIAS NA LUTA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASLEIRA

-O MOVIMENTO DA SDIRETAS JÁ

-A QUESTÃO AGRÁRIA NA NOVA REPÚBLICA

- O  NEOLIBERALISMO NO BRASIL

HABILIDADES

-IDENTIFICAR EM DIFERENTES DOCUMENTOS HISTÓRICOS OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROSE SEU PAPEL NA TRASNFORMAÇÃO DA REALIDADE

-CARACTERIZAR AS LUTAS SOCIAIS EM DEFESA DA CIDADANIA E DA DEMOCRACIA , EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS

-IDENTIFICAR EM DIFERENTS DOCUMENTOS HISTÓRICOS OS FUNDAMENTOS A CIDADANIA E DA DEMOCRACIA EM DIVERSOS MOMENTOS HISTÓRICOS

-ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE CONSUMISMO E ALIENAÇÃO E ENTRE CONSUMISMO E NEGAÇÃO DA SOLIDARIEDADE

-INTERPRETAR OS SIGNIFICADOS DE DIFERENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES COMO REPRESENTAÇÃO DE PATRIMÔNIO REGIONAL E CULTURAL

-DISCUTIR SITUAÇÕES EM QUE OS DIREITOS DO CIDADÃO FORAM CONQUISTADOS,MAS NÃO USUFRUIDOS POR TODOS OS SEGMENTOS SOCIAIS

-IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENRTRE AS NAÇÕES

-IDENIFICAR A PARTIR DOS DOCUMENTOS DE NATUREZA DIVERSA, O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA E SEUS PRINCIPAIS EFEITOS SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA

-ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS PROCESSOS HISTÓRICOSDE FORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS E A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS.

RECURSOS

AULAS EXPOSITIVAS

-DISCUSSÕES

-EXPOSIÇÕES DE TRABALHADOS

AVALIAÇÃO

PARTICIPAÇÃO NOS DEBATES

EXPOSIÇÕES DE TRABALHOS

PESQUISA

No Responses para "Planejamento 3º e 4º Bimestre de História (Prof. Benedito)"

Formulário de Comentário


  • Nicolino Chinoca: Espero que desta equipe campeã das Olimpíadas Guarulhense de 2013 possibilite que no futuro se torne um jogador profissional, que eu possa ver na te
  • jonathan: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ele ficou bravo pois iria escrever coisa pior então em respeito a ele apenas: kkkkkkkkkkkkkk
  • jonathan: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ele ficou bravo pois iria escrever coisa pior então em respeito a ele apenas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Breve Histórico

A Unidade Escolar foi criada em 1998, denominada E.E.P.S.G. Cidade Seródio II, pelo Decreto nº 43.074, publicado no DOE de 07/05/1998. Funcionava com 33 (trinta e três) classes do Ensino Fundamental – Ciclo I e Ciclo II.

Em 29/04/1999 passou a denominar-se E.E. Carmina Mendes Seródio, de acordo com a Lei 10.302, nos termos do Artigo 28 § 8º da Constituição do Estado.

Login