Blog do Carmina

21 fev, 2012

Planejamento anual de inglês – 2012 – Prof.Kazumi Sasao

Posted by: profkazumi In: Sem categoria

PLANEJAMENTO ANUAL DE INGLÊS – 2012

Professora: Kazumi Sasao

2ª SÉRIE – EM

1º Bimestre

Conteúdos e temas

Intertextualidade e cinema: Reflexão crítica

Análise de filmes e programas de televisão

• Reconhecimento de temas/assuntos;
• Construção de opinião;
• Localização de informações explícitas;
• Inferência do ponto de vista e das intenções do autor;
• O uso de diferentes tempos verbais;
• O uso das conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e dos marcadores seqüenciais)

Gêneros para leitura e escrita

• Trechos de filmes e programas de TV em inglês ou legendados em inglês;
• Resenhas críticas e filmes (organização textual), notícias e jornal, entrevistas com diretores e atores desses filmes (localização de informações, reconhecimento de temas, inferência de ponto de vista, construção de opinião).

Produção

• Resenha sobre um filme

2º Bimestre

Conteúdos e temas

Análise de propagandas e peças publicitárias: cinema e consumo

• Reconhecimento das relações entre cultura e consumo;
• Reconhecimento de mensagens implícitas em anúncios ou propagandas (linguagem verbal e não-verbal);
• Identificação de propagandas de produtos implícitas em filmes;
• Inferência de informações, ponto de vista e intenções do autor;
• Reconhecimento de tema;
• Construção de relações entre o texto observado e atitudes pessoais;
• O uso dos graus dos adjetivos;
• O uso do imperativo

Gêneros para leitura e escrita

• Propagandas publicitárias, trechos de filmes em inglês ou legendados em inglês, entrevistas com diretores e atores (localização de informações, reconhecimento de temas, inferência de ponto de vista, construção de opinião)

Produção

• Roteiro de anúncio publicitário e peça publicitária (videogravada ou impressa)

3º Bimestre

Conteúdos e temas

Cinema e preconceito

• Reconhecimento do tema;
• Reconhecimento de estereótipos sociais e preconceitos;
• Inferência de informações;
• Construção de opinião;
• Construção de relações entre o texto observado e atitudes pessoais;
• O uso dos verbos modais: should, must, might
• O uso de orações condicionais: tipo 1 e tipo 2

Gêneros para leitura e escrita

• Trechos de filmes em inglês ou legendados em inglês, entrevistas com diretores e atores, resenhas, seção de ajuda e revista para adolescentes.

Produção

• Carta para seção de revista juvenil intitulada “pergunte ao especialista”

4º Bimestre

Conteúdos e temas

Cinema e Literatura

• Cinema, literatura e identidade cultural;
• O enredo no texto literário e sua adaptação para o cinema;
• Identificação e descrição de personagens;
• O uso de diferentes tempos verbais;
• Discurso direto e indireto

Gêneros para leitura e escrita

• Trechos de romances e/ou contos que foram adaptados para o cinema, trechos de filmes em inglês ou legendados em inglês, resenha crítica de livros e filmes, trechos de roteiros.

Produção

• Roteiro e dramatização de enquete baseada em um filme ou livro.

Competências e Habilidades

• Levantamento de hipóteses sobre o conteúdo de um texto e leitura para a confirmação, identificação de opinião, inferência de informações;
• Leitura: localizar informações específicas em um texto, reconhecer características de gêneros e comparar textos, usar o contexto para inferir o significado de palavras desconhecidas;
• Localização de informações específicas em um texto (leitura detalhada), comparação, interpretação e construção de opinião a partir de diferentes pontos de vista;
• Levantamento de idéias, organização, seleção de informações, preparação de rascunho, autocorreção de texto e edição final.

Estratégias de Ensino

• Levantamento de conhecimentos prévios sobre o assunto, leitura dirigida, construção de conhecimentos de forma dialogada com os alunos, monitoramento da aprendizagem organizada em duplas e em pequenos grupos;
• Discussão sobre as características dos gêneros trabalhados;

Recursos

• Apostila de atividades, imagens de pôsters de filmes ou de programas de televisão (nacionais e estrangeiros);
• Cópias coloridas (ou transparência) da imagem da revista sugerida para a atividade de sensibilização;
• Visita ao laboratório de informática;
• Papel sulfite, canetinhas;

Avaliação

• Processual: ocorre na observação que o professor faz dos alunos durante as interações com as atividades;
• Organização de uma pasta (portfólio) de atividades dos alunos, em que ficam registradas as diferentes etapas para elaborar a produção escrita do bimestre (resenha de um filme);
• Prova individual (com cinco questões), que consiste na leitura de um ou dois textos (relacionados ao tema e aos gêneros trabalhados em sala de aula) para a avaliação de conhecimentos e habilidades específicos da língua inglesa.

No Responses para "Planejamento anual de inglês – 2012 – Prof.Kazumi Sasao"

Formulário de Comentário


  • Nicolino Chinoca: Espero que desta equipe campeã das Olimpíadas Guarulhense de 2013 possibilite que no futuro se torne um jogador profissional, que eu possa ver na te
  • jonathan: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ele ficou bravo pois iria escrever coisa pior então em respeito a ele apenas: kkkkkkkkkkkkkk
  • jonathan: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ele ficou bravo pois iria escrever coisa pior então em respeito a ele apenas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Breve Histórico

A Unidade Escolar foi criada em 1998, denominada E.E.P.S.G. Cidade Seródio II, pelo Decreto nº 43.074, publicado no DOE de 07/05/1998. Funcionava com 33 (trinta e três) classes do Ensino Fundamental – Ciclo I e Ciclo II.

Em 29/04/1999 passou a denominar-se E.E. Carmina Mendes Seródio, de acordo com a Lei 10.302, nos termos do Artigo 28 § 8º da Constituição do Estado.

Login